segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ghost no Windows Seven

Ter clientes com máquinas iguais é sem dúvida o sonho de todo técnico de manutenção....claro desde que ele saiba trabalhar né. Sempre que tínhamos está oportunidade de termos maquina idênticas usamos o Norton Ghost. Eu utilizo o ghost a vários anos e realmente continuarei a faze-lo, porém em maquinas que não esteja com o Windows 7 instalado. Falo isso pois em recente manutenção em uma escola que presto serviços as maquinas mesmo que idênticas não era possível realizar o "ghost" (versão 11,12,15 testadas), no windows 7 de forma correta. Sempre me dava um erro e com isso não podia dar seguimento ao boot do sistema. Isso me intrigou já que utilizo o Norton Ghost desde o famigerado e já instinto Windows 95 (que Deus o tenha). Refiz toda a minha instalação e fui "fuçar" o windows 7 para ver o que era isso.
O primeiro ponto que pude observar foi a mudança do local onde os arquivos de inicialização ficam.Antes tudo em uma única partição e agora o sistema utiliza o "Reservado do Sistema" de tamanho de 100mb para guardar estes arquivos "...aqui já se foi 60% do problema do xp da "abençoada" mensagem de falta de NTDLR........amém".
O segundo ponto foi quando fui ao painel de controle e vi uma mudança no layout do "bixin"....
Beleza agora vamos ao que interessa.

De 2 cliques na opção de backup. Depois disto no seu canto superior direito será mostrado 2 opções: Criar Imagem e Criar Disco de Recuperação
Entre em "Criar Imagem" e clique em avançar (neste momento será perguntado onde você quer gravar a imagem "rede,partição ou dvd". Escolha a opção que melhor lhe atender (no meu caso foi dvd). Será solicitado as mídias virgens para começar a gravação (com um sistema bem configurado foram 2 dvds). Logo após a criação da imagem será solicitado à você "Criar Disco de Recuperação" clique em avançar (com uma mídia virgem no seu gravador) e começará a gravação.

Terminado este processo você terá em suas mão uma imagem do seu sistema em uma (partição ou mídia).

Lembram do erro que falei que o sistema não iniciava ? Então com o "cd de recuperação" esse erro é corrigido.

Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
 Gestor de T.I

3 comentários:

Eudes disse...

Bom post, esclareceu bem a questão.
lembra que te perguntei sobre isso? e sobre "ghost" em linux?

Abraço!

Anônimo disse...

Boa noite Rodrigo, boa explicação. Gostaria de lhe fazer duas perguntas:
1° Eu criando uma imagem do Windows seguindo sua explicação, como eu retorno ela para minha máquina?
2° Tentou fazer esse mesmo processo trocando de hardware ? Se der problema(com certeza vai dar), será que com o disco de recuperação consigo resolver ?
Muito obrigado, att.
Alex Santos

Rodrigo Griffo disse...

bom...obrigado pelo post....vamos lá...
Quando você criar a imagem no windows seven ele vai te perguntar aonde você quer salvar a sua nova imagem. Neste momento você decide onde vai colocar a imagem, ou seja em uma outra partição ou em um dvd.

Quanto ao hardware honestamente eu não executei testes em outras maquinas...partindo do princípio que a imagem foi criada para uma " X ", acredito (note bem...eu "acredito") que ela não servirá para uma máquina " Y ".

Obrigado pelo post.