terça-feira, 4 de maio de 2010

Restaurando o GRUB com LiveCD

Em algum momentos a recuperação do "gestor de inicialização" o GRUB do linux se faz necessária. Quer um exemplo ?

Algumas distribuições não fazem a "update" do grub, com isso impossibilitando em primeiro momento o dual boot ou até de "poli" boot's (essa é minha invenção kkk). Vamos ao um exemplo prático. Tente colocar em uma única máquina um Ubuntu e o Windows 7. Caso você faça da maneira correta (primeiro o windows e depois o linux) será apresentado a você as duas entradas do sistema, ou seja o Linux e o Windows 7. Beleza ta tudo GG "jóinha-jóinha". Agora você que gosta de fazer testes em sua maquina de produação (Guilherme não é você não blz kkkk) quer usar o Fedora por ex ou melhor.....o CentOS. O Abençoado não atualiza o grub (pessoal...não significa que está errado ou que o sistema não presta ok ). Em vários casos irá aparecer o Windows 7 e só. Mas cadê o nosso Ubuntu ? sumiu ? foi deletado ? abduzido ?!?!?!?. Calma aê pessoal ele está lá...só não aparece pra você neste momento.

E neste momento que temos que colocar a "mufa" pra esquentar e fazer esta correção com o nosso LiveCD (eu uso do ubuntu 10.04). Vamos la....de boot com o seu livecd de sua preferencia.

Obs. O exemplo aqui é utilizado o ubuntu, caso a sua distro for diferente adapte as suas necessidades.

Abra o seu terminal (Aplicativos-Acessórios-Terminal)
entre como root no terminal (sudo su)

digite
fdisk -l.
Neste momento localize onde seu Linux está instalado com o comando mount /dev/hdY /mnt (lembre-se que todos esses comando devem ser feitos como root)
Onde /dev/hdY é a partição onde o seu Linux está instalado.
Com a partição já montada, recupere o GRUB com o seguinte comando:
$ grub-install –root-directory=/mnt /dev/hdY
Novamente substituindo o /dev/hdY pela sua partição raiz.
Pronto! Basta reiniciar seu computador e correr para o abraço

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

0 comentários: