sexta-feira, 7 de maio de 2010

Personalizando o seu Ubuntu

Já a algum tempo eu utilizo o Ubuntu (desde a versão 8.04) como meu desktop padrão. No começo eu confesso que senti muita falta das facilidades que o windows nos traz e não adianta torcer o nariz por que é verdade. Tinha que instalar tudo na mão via apt-get (java, flash e outros) e convenhamos, dava um bom trabalho, ficava uns 3 dias só pra arrumar o meu note. Para me ajuda utilizava um CCE como notebook e rapaz....a briga era grande, mas conseguia deixar tudo funcionando. Já na versão 8.10 fui apresentado ao "Ubuntu Perfeito", que galera não posso deixar de elogiar o serviço que ele me economiza. Hoje não utilizo mais ele mas recomendo aos iniciantes do Ubuntu por que com certeza é muito fácil de usar. Não pense vocês que hoje eu fico fazendo tudo na "unha" (no servers sim )eu utilizo 3 ferramentas que vou apresentar à vocês agora.

A primeira ferramenta vem no próprio Ubuntu 10.04, o Central de Programas do Ubuntu. Fazer instalação de qualquer ferramenta por ele eu garanto que é mais fácil do que no Windows.



Para usar basta ir em Aplicativos - Central de Programas do Ubuntu, na caixa de pesquisar coloque por exemplo VmWare e você será apresentado ao instalador 


Realmente instalar programas no Ubuntu é muito fácil.

O segundo programa que utilizo e o Ubuntu Tweak. Faça o download do pacote .deb e faça a instalação (de dois cliques no pacote e pronto)

Depois de instalado ele estará localizado em Aplicativos - Sistemas - Ubuntu Tweak.


Fazer instalação de programas com ele facilita e muito pois basta clicar no programa desejado (são mais de 100) e colocar para instalar. Outra função dele que eu gosto e utilizo e Limpeza de Pacotes, está função lhe ajuda a deixar seu Ubuntu sempre arrumado.

O terceiro programa que utilizo e o Ailurus. Ele basicamente tem a mesma função do Tweak só que traz alguns programas que nosso amigo não traz.



Utilizem sem medo estes 3 aplicativos, afinal o aprendizado começa quando você perde o medo e erra.

Espero que tenham gostado da dica.

Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

1 comentários:

LE ATELIER TATTOO disse...

eh neh ...vc instalou esse ...8.04 ..ae no meu pc ..e tive q aprender na "marra"IMAGINA OS ANTERIORES ..nossa. MAS VLW ...a pena .."HOJE" te agradeço toda hora ...ter me "apresentado" o Linux ...RuINDOWS ..nunca mais ..rs.soh em outras makinas ...no dia dia não!!!