terça-feira, 4 de maio de 2010

Gerenciador de dispositivos no Ubuntu, sim é possivel

Os utilizadores dos Linux, mais concretamente do Ubuntu certamente já se questionaram da não existência de uma aplicação gráfica, assim como o Windows, que permita visualizar os dispositivos da sua máquina.

O Gerenciador de Dispositivos, permite-nos verificar todos os componentes físicos que constituem a nossa máquina como por exemplo processador, gráficas, memória, discos, placas de rede, leitor de cartões SD, leitores de cartões RFID, etc etc.

Já conhecem o Gnome-Device-Manager?

O Gnone-Device Manager, é uma aplicação gráfica semelhante ao device manager do Windows e que verificar quais os dispositivos da nossa máquina e respectivas características.

Por omissão o gnome-device-manager não vem instalado no Ubuntu. Basicamente o gnome-device-manager é um frontend ou GUI para o serviço HAL (hardware abstraction layer). Este serviço foi desenvolvido pela RedHat mas é bastante utilizador pelo sistemas operativos Windows e MacOS. Para quem não sabe, o HAL é  o serviço que se encarregam de exibir mensagens quando novos dispositivos são ligados à máquina, entre outras funções. Ao ligar por exemplo uma PEN USB,  a presença de ficheiros faz com que o apareça uma mensagem com as opções de abrir directamente com um gestor de ficheiros fotos, com um determinado software, etc.
Como instalar o Gnome-device-manager
A instalação do gnome-device-manager é realizada com base num único comando. Para isso, basta abrirem uma janela do terminal e escrever o seguinte comando:


sudo apt-get install gnome-device-manager


Gostaram da dica ? Dê seu voto


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

3 comentários:

Thalis disse...

Vou botar aqui...

Anônimo disse...

Teve a manha!!! LINUX MESMO ATÉ MORRENDO!
VIVA A LIBERDADE, BOM SENSO E EDUCAÇÃO!!!
NOTA INFINITO!

bizurados disse...

Gostei muito da dica!

Estou iniciando agora no linux, e gostei muito da versão 11.04 do ubuntu, o unit é ótimo.

gostei muito desse gerenciador, ele te dá todos os drives instalados igual no windows.

abraços!