domingo, 23 de maio de 2010

Como montar seu pc com Softwares Open - Free

A um bom tempo atrás um cliente me perguntou se é possível fazer um computador de casa usar apenas software livre e/ou free (temos que tomar cuidado FREE não é GRÁTIS), disse a ele que sim é possível fazer isso sem problemas, desde que tenha um pouco de paciência em se adaptar. Depois deste tempo tive a mesma pergunta por parte de um aluno, então hoje vou mostrar pra vocês como fazer este "milagroso" trabalho. 

Tendo como base o Windows (XP, Vista e Seven) que veio junto com o notebook ou computador que você comprou vou mostrar-lhes como é fácil usar material de ótima qualidade a um custo ZERO ou muito próximo disto. 

Vamos pensar um computador que será utilizado por um usuário que vai fazer: 

Trabalhos Escolares;
Planilhas Eletrônicas;
Conversar;
Editar Fotos;
Mandar e Receber e-mails;
Escutar Músicas;
Criação de Cartões.
Anti-Vírus
Firewall
Anti-Trojan

Este perfil atende a pelo menos 85% das pessoas que hoje possuem um computador/notebook em casa.

Vamos começar com a Suíte para escritório BrOffice que hoje está em sua versão 3.2. Com está ótima suíte você poderá realizar todas as tarefas para os trabalhos escolares e planilhas eletrônicas, não poderia deixar de elogiar este programa, hoje utilizo em meu notebook (porém no linux) e ele não me deixa na mão em momento algum.
Para ter um mensageiro diferente do Windows Live Messenger (que além de pesado vive dando erro) temos o Emesene que não deixa à desejar em nada (lembram da época que o messenger era pra conversar, mandar documentos e ter uma webcan ?), tendo suporte a webcan e envio de documentos.
Editar fotos mesmo que seja um amador dá um prazer enorme, ter a capacidade de tirar os olhos vermelhos das fotos sem ter que pagar.....você se sente " o " artista. Temos vários programas que são utilizados para esta finalidade e sem dúvida vários programas se destacam, dentre eles vou mostrar um grande conhecido nosso do mundo pinguins o GIMP, um software que sem dúvida tem grandes recursos. Outro programa que trabalha com imagens porém com menos recursos é o PICASA do nosso "amigo" GOOGLE.

Trabalhar com mensagens eletrônicas ou como conhecemos "emails" temos o conhecido THUNDERBIRD que trabalha com uma organização de várias contas recursos que até hoje o Microsoft Outlook não tem. Adicionando o SUNBIRD você terá um ótimo calendário/agenda integrado ao seu cliente de email.

Eu gosto.....você também gosto. Escutar música sem dúvida é um companheiro de trabalho, gosto de usar o VLC que além de músicas, também é possível ver filmes.

Fazer cartões de visita, folders e cartazes sempre foi uma tarefa normal em uma gráfica, este hábito foi transferido para dentro de casa, fazer isto com softwares proprietários é de certa forma mais "usual", mas este não e nosso objetivo. O INKSCAPE dá conta do recado com grande competência.

Navegar na internet e não utilizar softwares para a sua segurança é o mesmo (ou até pior) que deixar a sua casa aberta e deixar as portas e janelas abertas.
Olhando este lado vou mostrar pra vocês o que eu considero com uma "trinca" ideal em software livre-open e/ou free

O primeiro programa que devemos ter é um anti-vírus e nesta categoria eu aconselho o Avast Free.

Já com um anti-vírus sendo executado em seu computador temos que olhar a segurança de seu desktop, hoje navegar na internet é uma prática normal e corriqueira. Trabalhar com um firewall é sem dúvida uma questão de boa prática, é uma pena que nem todos utilizem este software. Gosto muito do Sygate  Personal Firewall, deixo a dica pra todos

Neste último programa vamos falar de uma praga de internet que a cada dia mais se propaga, o trojan, gosto e utilizo o Spyware Terminator, que fica residente na memória, trabalhando muito bem.


Hoje apresentei à vocês algumas ferramentas para ter um desktop muito útil com softwares livre e/ou free

Espero que gostem
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

2 comentários:

Albino disse...

Fazer uma observação que o BrOffice 3.2 já vem com todos os novos termos ortográficos, ele também abre arquivos em .docx, e vários outras vantagens citadas.

Unknown disse...

To usando o BrOffice tbm no "ruindows" muito bom ...perde nda para os demais ...!!!