quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Máquinas Virtuais - Virtual BOX

Comecei a trabalhar com virtualização à pouco tempo e tive a oportunidade de usar o VmWare e o VirtualBOX. VmWare, ferramenta mais que respeitada e sem dúvida alguma muito, mas muito poderosa....agora o VirtualBOX está me deixando muito satisfeito com a sua facilidade  de instalação e manutenção. Hoje vou mostra pra vocês como que instalaremos o virtual box no CentOS.....hoje é só a instalação....em breve iremos fazer uma instalação de sistemas via linha de comando.....neste post eu mostrei como instalar máquinas pelo modo gráfico.

A primeira coisa que faremos é realizar o download do VirtualBOX

Beleza...agora que já fez o download e só instalar o bixim, no meu caso eu sempre realizo downloads dentro de um diretório que eu tenho chamado downloads, mas aqui não vem ao caso hehehehe.

Dentro do terminal digite:

Para 32bits
rpm -ivh VirtualBox-3.2-3.2.10_66523_rhel5-1.i386.rpm 
Para 64bits
rpm -ivh VirtualBox-3.2-3.2.10_66523_rhel5-1.x86_64.rpm

Pronto...depois de uns minutitos.... ta instalado o seu virtual box.Em breve mostro como criar uma máquina virtual por linha de comando

Espero que gostem da dica

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

2 comentários:

Albino disse...

Rodrigo, uma boa solução também para Virtualização é o Xen.

Abraços.

Rodrigo Griffo disse...

Opa Albino ta na paz ? então o XEN é sem dúvida uma ótima solução.... vou fazer algumas coisas sobre o XEN sim...porém no momento estou me dedicando ao VirtualBOX por ser uma solução fácil e simples de implementar e manter. Mas valeu mesmo pelo post