quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Instalação do Debian

Hoje vamos trabalhar com a instalação do Debian. O Debian é sem dúvida alguma umas das distros mais respeitadas e muito utilizada para ambientes de servidores.... vou mostrar como é feita a instalação em um ambiente desktop.

Após o download que pode ser neste link para 32 e 64 bits vamos abrir o VirtualBOX (estou com ele no Ubuntu ou seja em modo gráfico).

Após configurar a máquina virtual corretamente (você pode ver um exemplo neste link)
Nesta tela clique em "Install"

Agora você verá esta tela. Aqui você vai selecionar a linguagem do seu sistema (quem gosta de sofrer usa outra Polish :-) ) e aperta ENTER.


Seleciona o layout do seu teclado. No meu caso foi ABNT2


Aqui você terá que informar o nome do seu equipamento. Coloque um nome simples nada de firula afinal isso é um desktop não um carro alegórico.


Aqui o seu sistema está procurando um servidor NTP. Caso você esteja conectado a internet eu recomendo retirar a conexão pois caso contrário ele irá buscar todas as atualizações...agora se você tem um link alto...beleza fica a vontade.


Você terá que configurar o seu GMT, aqui no Espírito S anto nossa referência é São Paulo.


Agora vamos trabalhar com o particionamento....como estou trabalhando com uma máquina virtual e não estou em um ambiente de servidor vou usar a maneira mais simples, vou selecionar " Assistido - Usar disco inteiro".


Neste momento a instalação está mostrando o HD que vai ser utilizado (caso você tenha mais de um HD tome cuidado neste momento)


Agora você pode usar a instalação de várias maneiras...eu sempre gostei de separa o /home....pois desta forma você pode formatar posteriormente sua máquina e não perder seus documentos...porém no meu exemplo usei a opção "usar uma única partição"



Agora que o instalador já determinou as partições clique em "Finalizar o particionamento e gravar mudanças no disco"


Para evitar erros e muita dor de cabeça o instalador pergunta se você quer realmente fazer isso clique em "sim"


O pau ta quebrando...ele já está instalando o sistema básico


Neste momento você será perguntado qual será a senha do root. Digite a sua senha e depois confirme a senha.


Informe o seu usuário, lembre-se que este será um usuário comum ou seja sem direitos administrativos no Debian.


Informe a sua senha






Agora você pode informar um espelho de rede....a não ser que a sua conexão seja "porreta" clique em "não"


Agora vem uma parte importante....você deverá informar para qual uso o debian vai ter. No nosso caso vamos marcar "Ambiente Desktop"


Agora o instalador está instalando os pacotes para o Ambiente Desktop. Apenas uns 563 pacotes...a instalação vai terminar. 


Agora você será perguntado se você quer gravar as informações no GRUB. Não quer ter dor de cabeça ? clica em "Sim"





A instalação terminou....o cdrom será ejetado. Clique em "Continuar"




Pronto, seu sistema está instalado...eu em particular não uso o Debian, porém não posso negar que o sistema é uma distro de ótima estabilidade e segurança...basta olhar a estrutura de desenvolvimento dele.

Espero que gostem da dica

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

0 comentários: