quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Monitorando seu site: Woopra na cabeça !!!!

Qualquer pessoa que tem um site ou um blog tem a curiosidade de saber qual assunto chama mais atenção em seus posts. Saber gerenciar ou ter como analisar o conteúdo do seu site/blog é sem dúvida uma coisa muito importante. Existem hoje no mercado várias ferramentas que fazem este trabalho, eu em particular gosto do WOOPRA, uma ferramenta multiplataforma que pode ser instalado com simples passos no seu sistema operacional. O pré requisito é o mesmo para as plataformas Windows e Linux, estou falando do JAVA. Vou mostra pra vocês como é simples instalar o woopra no linux pois o arquivo serve tanto para Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse,Mandriva....e assim vai.

O primeiro passo e fazer o download do java e instalar em seu sistema (aqui os passos vai depender da sua distro). O Segundo passo será executar o download do woopra.

Fez os downloads ? Instalou o java ? Ótimo...vamos instalar o woopra então...epa, já estava esquecendo, meu desktop e Ubuntu (que no momento está na versão 10.10), mas como falei antes isso nao importa visto que o procedimento será o mesmo para qualquer distro.

Entre em seu terminal e entre no diretório onde você executou o download.

No meu caso o caminho é:

cd /home/rodrigogriffo/Download

Coloque o arquivo como executável com o seguinte comando:

chmod +x woopra_unix_1.4.sh

Agora como o arquivo já modificado para executável vamos instalar o woopra em nosso sistema:
./woopra_unix_1.4.sh

Já a algum tempo que instalar programas no linux não e mistério pra ninguém, e o woopra não vai fugir à regra. Feito este procedimento vai aparecer pra você a seguinte tela:

Agora ta a velha tela.....avançar...
avançar e pronto ja instalado.

Clica em "Next"


Clica em "Next"

Clica em "Finish"


Agora será apresentado à você a tela do woopra....so colocar seu login e senha e pronto...você terá as informações do seu site/blog



Espero que tenham gostado da dica.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

1 comentários:

Alan Barbosa disse...

meu blog nem é tão famoso assim, http://pesquisandogeral.blogspot.com