terça-feira, 14 de junho de 2011

Fedora 16 - Sistema de arquivos Btrfs

Quando se trata de adotar a nova tecnologia , o Fedora está sempre à frente entre as principais distribuições Linux. E o Fedora vai fazê-lo novamente através da adopção de um novo sistema de arquivos para o seu próximo lançamento, o Fedora 16.

Btrfs é uma nova cópia na gravação do sistema de arquivos para o Linux que suporta um número de funcionalidades a implementar avançados, oferecendo mais segurança contra falhas, reparação e administração. Uma das características marcantes dele é a capacidade de lidar com snapshots, tanto em escrita e leitura como somente leitura.

De acordo com as propostas para o Fedora 16, o Btrfs será o sistema de arquivos padrão utilizado nesse lançamento. A proposta foi aprovada pelo Fedora Engineering Steering Committee. No Fedora 16, a mudança de EXT4 para Btrfs será uma “mudança simples” – isso significa que características principais do Btrfs tais como RAID e recursos LVM não serão forçados para os utilizadores.

Então, agora o sistema de arquivos mais popular em uso para a maioria das distribuições Linux é EXT4. Usando o Btrfs como o padrão vai abrir uma série de novas funcionalidades, tais como uma melhor integridade dos dados através da soma de verificação, snapshot do sistema de arquivos antes de qualquer alteração importante, uma melhor gestão do volume e RAID.
Fedora 16 está previsto para lançamento no final de outubro ou início de novembro. E o desenvolvimento e testes para o Fedora 16 vai a frente com o Btrfs como sistema de arquivos padrão. Se algum problema aparecer durante os testes, a mudança para Btrfs será adiada para o Fedora 17.

Se o Fedora 16 é acabar com o Btrfs como sistema de arquivos padrão, ela será a primeira escala ampla utilização do sistema de arquivos. Btrfs foi apoiada em algumas das principais distribuições Linux como o Ubuntu como uma característica experimental por algum tempo.

A mudança para Btrfs também pode significar a chegada de GRUB2 no Fedora 16, como o legado do GRUB não suporta Btrfs. A mudança será invisível para a maioria dos usuários normais do Fedora, a menos que queiram fazer uso dos novos recursos que oferece Btrfs. Já o EXT4 ainda pode ser mantido como o sistema de arquivos para quem fizer a atualização do Fedora 15.


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

0 comentários: