sábado, 10 de outubro de 2009

Lançamento Ubuntu

Uso Ubuntu a quase 2 anos (comecei pelo 7.04) e não pude deixar de ver as melhorias que o sistema vem recebendo. É claro que algumas destas "melhorias" nem sempre agradam a todos, mas no geral sempre são bem vindas. A versão 9.04 veio com suporte nativo para conectividade 3g (vivo,claro,oi e outros) que sem dúvida alguma ajudou a todos e posso dizer com toda a certeza que e bem melhor que o suporte do windows. Trabalho com os dois sistemas operacionais ou seja tanto o windows quanto o linux e sempre procuro antes de formar alguma opinião fazer testes para que assim possa ter uma opinião formada.
Pois bem vamos ao que interessa......em um período de 6 meses a CANONICAL faz um novo lançamento sendo assim melhorando alguns bugs e atualizando as versões que acompanham o sistema. O novo Ubuntu 9.10 não fugir a regra ou seja tera sim atualizações.

Algumas das atualizações são:

Inicialização mais rápida (o que era bom ficou mellhor)
Novo visual (realmente o gnome precisa de uma "ajudinha")

Remoção do Ekiga
Aplicação VOIP, que assumiu uma quantidade considerável de espaço em disco nunca usei ele) :-)

Integração com o Wine
A instalação de aplicativos Wine/Windows vai ser ainda mais fácil no Karmic. Cerca de 50% dos usuários do Ubuntu acabam instalando o Wine (economizando conexão pra baixar) aleluia

Assistente de Migração
O Assistente foi reescrito em Python para permitir maior desenvolvimento e manutenção.

Novo Network Manager
Foi retirado todas as opções confusas e desnecessárias. Ficou ainda mais fácil mudar, encontrar e entrar em uma rede. Novo Aplet Design. (essa ajudou bem)

Integração de redes sociais
Vários programas já usam o notificador do Ubuntu, tais como: Empathy, Evolution, Gwibber e outros (e viva as redes sociais)

Computador Janitor (Mantenedor)
Este programa ganhou mais funcionalidade. Criando uma interface de usuário mais utilizável.

UbuntuOne
Serviço de armazenamento da Canonical, que usa computação nas nuvens (na frente da titia microsoft)

Wubi Migração
O Windows UBuntu Instalador ganhou nova funcionalidade. Irá ter uma ferramenta de “migração” que permitirá que uma instalação WUBI seja transferida para sua própria partição, assim ganhando mais performance.

Empathy vs Pidgin
O Empathy iria substituir o Pidgin por completo até a implantação de voz/vídeo no Pidgin…. Ainda não decidiram, qual será o mensageiro padrão (o pidgin ganhou a briga)

XSplash para boot
Parece muito provável que o XSplash será o boot-screen “gerente” para o Ubuntu Karmic.

Que venha a nova versão....acompanhe a contagem no site.

um abraço a todos

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

0 comentários: