quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VirtualBOX no CentOS - Parte 1

Esta semana estarei realizando uma migração de servidor para um cliente que tem alguns filiais (6 ao todo) e com a nossa nova legislação só ajuda a turma da T.I tenho a missão de colocar as 6 filiais realizando a Nota Fiscal Eletrônica. Até ai ta beleza, mas como colocar 6 certificados digitais A1 no sistema, se o nosso amado RuWindow$ só aceita 1 certificado ? Bom para facilitar a minha vida vou virtualizar todas as máquinas que terão os certificados. 

Vamos fazer esta tarefa ? Então vamo-que-vamo hehehe.

Depois de instalar o meu server utilizando o procedimento descrito no tutorial da Instalação Enxuta, vou atualizar meu sistema e logo após instalar. o  Virtual Box Para facilitar a minha vida já tenho esse script que já vai me ajudar um bocado (e vocês também).

#!/bin/bash
#
echo "Instalando o RPM-Forge 32bits"
sleep 1
echo "Criando Pasta"
mkdir /downloads
sleep 1
echo "Acessando a Pasta"
cd /downloads
sleep 1
echo "Baixando o RPM-Forge"
wget http://packages.sw.be/rpmforge-release/rpmforge-release-0.5.2-2.el5.rf.i386.rpm
sleep 1
echo "Instalando o RPM-Forge"
rpm -ivh rpmforge-release-0.5.2-2.el5.rf.i386.rpm
sleep 1
echo "Resolvendo Dependencias"
sleep 1
echo "Instalando o GLIB"
yum install glib* -y
sleep 1
echo "Atualizando o Sistema"
yum update -y
sleep 1
echo "Baixando o Virtual-BOX"
wget http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.0.2/VirtualBox-4.0-4.0.2_69518_rhel5-1.i386.rpm
sleep 1
echo "Instalando o Virtual-BOX"
rpm -ivh VirtualBox-4.0-4.0.2_69518_rhel5-1.i386.rpm
sleep 1
echo "Fim do Script"


Não se esqueça de colocar o script executável ok, feito isso vamos para a segunda etapa, mas isso só na semana que vem ehehehe.

Um abraço a todos

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

0 comentários: