A primeira vez que eu utilizei o fedora foi a versão 9 e posso assegurar...... eu não gostei. Depois de anos voltei a usar o fedora e gostei do que eu vi....confesso que apanhei um bocado para faze-lo ficar "utilizável", agora amanhã será lançado com louvor e atrasos (pra variar né :-o ), a versão 13, o Fedora Goddard. Eu realmente estou ansioso para ver o resultado. Vou colocar aqui pra vocês o que está descrito no site oficial do Fedora. 
Sete razões para atualizar para o Fedora 13
O Fedora 13 está pronto para ser lançado. Chamado de “Goddard”, o  novo release vem com muitas atualização em relação ao Fedora 12 e  algumas características novas que realmente vão estimular os usuários  GNU/Linux a utiliza-lo.
O foco do Fedora é um pouco diferente do Ubuntu, openSUSE e de  algumas outras distribuições GNU/Linux. O projeto é focado em enfatizar a  liberdade do software e ser o primeiro em novas funcionalidades. Com  isso o Fedora não se torna a distribuição mais “clean” e sim uma das  mais inovadoras, tonando assim uma distribuição muito atraente. Se você  estiver no Fedora 12, temos sete razões pelas quais você deve estar  pensando em atualizar para o Fedora 13 agora ou quando for lançado  oficialmente no final deste mês.
Melhorias e inovações
Os usuários Fedora normalmente não gostam de ficar para atrás. Um dos  lemas do projeto Fedora é o “inovação”, e isso significa que (em parte)  ser rápido para disponibilizar as versões  mais recente dos softwares  nas mãos dos usuários em cada lançamento.
A última versão do Fedora vem com o KDE 4.4 e GNOME 2,30 desktops,  Firefox 3.6.3, OpenOffice.org 3.2, o kernel Linux 2.6.33, e centenas de  outras atualizações de pacotes. Cada uma dessas atualizações upstream  traz melhorias que você não vai querer perder.
Melhorias no NetworkManager
Umas das atualizações do Fedora 13 que tem recebido bastante  contribuição da comunidade é o NetworkManager. A versão 0.8.1 do  NetworkManager, que não está oficialmente lançada ainda, vem com várias  atualizações para melhoria de utilização de rede mobile, melhorias de  suporte IPv6, e muito mais.
Driver experimental Nouveau para Nvidia
Por muito tempo, os usuários GNU/Linux com placas de vídeo Nvidia  tiveram de optar drivers proprietários para as suas placas, ou lidar com  o mínimo de recursos do driver de código aberto. Mesmo se você não  tiver um problema filosófico com software não-livre, existem muitas  razões práticas para preferir um driver open source. Os drivers  proprietários da Nvidia podem estar fora de sincronia com as versões  mais recentes do kernel.
O driver Nouveau foi trabalhado por um certo tempo para fornecer um  substituto completo para os drivers proprietários. Depois de muito  trabalho, o driver Nouveau está começando a suportar 3D. É ainda  experimental, mas os usuários podem obter o pacote  mesa-dri-drivers-experimental para o F13 e começar a usa-lo.
De acordo com Adam Williamson, que funciona razoavelmente em uma  placa Nvidia 9400 GT. Mais do que o esperado, na verdade – o suficiente  para jogar Quake 3.
Instalação automática do driver de impressora
Ao conectar uma impressora USB ou ligar uma impressora de rede, o  Fedora 13 deve procurar automaticamente os pacotes/drivers que você  precisa, e oferece para instalá-los. A idéia é que ao ligar uma  impressora deve “simplesmente funcionar”, com um mínimo de trabalho.
Sugar
O Fedora é um projeto que está muito preocupado com a educação. Uma  das características do Fedora 13, que é de interesse para a comunidade  educativa é o Sugar Learning Environment. Se você não está familiarizado  com o Sugar, é o ambiente de trabalho que foi desenvolvido pela One  Laptop Per Child (OLPC) computadores XO, e também está sendo  desenvolvido para outros sistemas. Ele inclui uma interface de usuário  especialmente adaptadas para crianças, bem como uma plataforma para  actividades de aprendizagem que podem ser usados na educação.
Usando o sistema de rollback com btrfs
Outra característica experimental no Fedora 13, que vale a pena  olhar, é o “rollback”  do sistema com o btrfs.
O que há de tão especial sobre btrfs? Ele permite realizar  “snapshots” do sistema de arquivos, que podem ser utilizados para a  recuperação do sistema.
Novamente, isso é uma característica experimental. Para habilitar o  recurso, você tem que quer migrar seu sistema de arquivos de Ext3/Ext4  para btrfs ou passar para o instalador o parâmetro de inicialização  (btrfs), senão o brtf não irá aparecer como opção durante a instalação.
Python debugging e instalações paralelas
Fedora 13 tem duas características muito interessante para os  entusiastas de Python.
O primeiro é uma instalação paralela do Python 3, mas muitas das  ferramentas utilizadas no Fedora dependem do Python 2. Com esse recurso,  permite que os desenvolvedores trabalhem com o Python 3 sem perder as  funcionalidades do Python 2.
O Fedora 13 também possui extensões para o depurador gdb, para que  ele possa ser usado para depurar bibliotecas Python e scripts para  mostrar a utilização do  Python interativamente.
Isso foi um ctrl+c - ctrl +v do site oficial :)
Espero que gostem 
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

2 comentários:
esse lance ...de conectar a impressora ..e funcionar ...rs. EH O Q HÁ ...rsrsrs ...o ubuntu ..tbm ...funciona ...muito bem ...assim ...ele "busca" ..legal ..drives ,plugns .codegs..etc ..!!!
>>ERRATA<<< eu sempre falando e escrevendo errado ...rsrsrsrs ..Viva Inclusão ..Digital ...rs ...CODECS ...E não COdeGs ...rsrsrsr ...e "PARTICIONAR " ...E NÃO REPARTICIONAR ....NEH "PROFESSOR " ...amanã ..TEM MAIS ...
Postar um comentário