quinta-feira, 16 de junho de 2011

Linux - Dicas e Truques - Parte 01

Fala aê meu povo e minha póva. Vou postar aqui pra vocês alguma coisa que eu aprendi com o linux..... coisas que muitos tem dúvidas, sendo assim compartilho com vocês o que eu aprendi com o tempo.


DIRETÓRIOS
 
Para os que estão se iniciando no Linux, conhecer os diretórios pode ser um pouco difícil, as vezes por causa da sua estrutura peculiar (eu diria, mais organizada) ou por estarem migrando do ”outro”.

/ : raiz do sistema, o diretório que ”guarda” todos os outros diretórios. É um ”c: da vida”. Uma dica é que ele não possua nenhum arquivo além dos diretórios/arquivos (defalt) do sistema.

/bin : arquivos/comandos utilizados durante a inicialização di sistema e por usuários (após a inicialização)

/boot: arquivos utilizados durante a inicicialização do sistema

/dev : drivers de controle de dispositivos

/etc : arquivos de configurações do computador

/etc/sysconfig : arquivos de configuração do sistema para os dispositivos.

/etc/passwd : dados dos usuários, senhas criptografadas…

/etc/fstab : sistemas de arquivos montados no sistema

/etc/group : grupos

/etc/include : header para programação em C

/etc/inittab : arquivo de configuração do init.

/home : pasta pessoal dos usuários comuns. Um ”Meus Documentos da vida”

/lib : bibliotecas compatilhadas

/lib/modules : modulos externos do kernel usados para inicializar o sistema…

/misc : arquivos variados

/mnt : ponto de montagem de sistemas de arquivos (CD, floppy, partições…)

/proc : sistema de arquivos virtual com dados sobre o sistema.

/root : diretório pessoal do root

/sbin : arquivos/comandos especiais (geralmente não são utilizados por usuários comuns)

/tmp: arquivos temporários

/usr : Unix System Resources. Contém arquivos de todos os programas para o uso dos usuários de sistemas UNIX.

/usr/bin : executáveis para todos os usuários

/usr/sbin : executávies de administração do sistema

/usr/lib : bibliotecas dos executávies encontrados no /usr/bin

/usr/local : arquivos de programas instalados localmente

/usr/man : manuais

/usr/info : informações

/usr/X11R6 : Arquivos do X Window System e seus aplicativos.
/var : Contém arquivos que são modificados enquanto o sistema está rodando não é compartilhado em rede por ser específico de cada sistema, estando em constantes modificações.
/var/lib : bibliotecas

/var/local : arquivos variáveis de processos que estão rodando.

/var/log : arquivos de log do sistema

/var/run : arquivos úteis até o próximo boot (atualizações de softwares e kernel)

/var/tmp : arquivos temporários dos programas



Espero que gostem.
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fedora 16 - Sistema de arquivos Btrfs

Quando se trata de adotar a nova tecnologia , o Fedora está sempre à frente entre as principais distribuições Linux. E o Fedora vai fazê-lo novamente através da adopção de um novo sistema de arquivos para o seu próximo lançamento, o Fedora 16.

Btrfs é uma nova cópia na gravação do sistema de arquivos para o Linux que suporta um número de funcionalidades a implementar avançados, oferecendo mais segurança contra falhas, reparação e administração. Uma das características marcantes dele é a capacidade de lidar com snapshots, tanto em escrita e leitura como somente leitura.

De acordo com as propostas para o Fedora 16, o Btrfs será o sistema de arquivos padrão utilizado nesse lançamento. A proposta foi aprovada pelo Fedora Engineering Steering Committee. No Fedora 16, a mudança de EXT4 para Btrfs será uma “mudança simples” – isso significa que características principais do Btrfs tais como RAID e recursos LVM não serão forçados para os utilizadores.

Então, agora o sistema de arquivos mais popular em uso para a maioria das distribuições Linux é EXT4. Usando o Btrfs como o padrão vai abrir uma série de novas funcionalidades, tais como uma melhor integridade dos dados através da soma de verificação, snapshot do sistema de arquivos antes de qualquer alteração importante, uma melhor gestão do volume e RAID.
Fedora 16 está previsto para lançamento no final de outubro ou início de novembro. E o desenvolvimento e testes para o Fedora 16 vai a frente com o Btrfs como sistema de arquivos padrão. Se algum problema aparecer durante os testes, a mudança para Btrfs será adiada para o Fedora 17.

Se o Fedora 16 é acabar com o Btrfs como sistema de arquivos padrão, ela será a primeira escala ampla utilização do sistema de arquivos. Btrfs foi apoiada em algumas das principais distribuições Linux como o Ubuntu como uma característica experimental por algum tempo.

A mudança para Btrfs também pode significar a chegada de GRUB2 no Fedora 16, como o legado do GRUB não suporta Btrfs. A mudança será invisível para a maioria dos usuários normais do Fedora, a menos que queiram fazer uso dos novos recursos que oferece Btrfs. Já o EXT4 ainda pode ser mantido como o sistema de arquivos para quem fizer a atualização do Fedora 15.


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ERRO Virtual BOX - vboxdrv

Eu já uso o VirtualBOX já faz algum tempo, gosto muito da ferramenta afinal ela em ajuda a testar minhas distros.... faço testes de ambiente para clientes e claro trabalho também com ele como servidores....tenho cliente com CentOS + VirtualBOX rodando a mais de 1 ano e nunca tive problemas....emfim, a ferramenta é de boa qualidade. Sempre que atualizamos o kernel no linux você precisa "compilar" o driver do kernel para o virtual box, o que eu acho mais legal é que a grande maioria dos problemas que temos no VirtualBOX (quando temos né ) ele mesmo nos dá a solução. Fui iniciar meu XP véio de guerra (sim ainda uso pois sou professo de excel e preciso dele para criar minhas coisas e não, não vou instalar no wine), assim hoje ao iniciar fui apresentado e este "amado" erro. 



A única coisa que fiz, foi exatamente o que ele pediu.... fui a pasta que ele mesmo indica e executei o vboxdrv setup. Adivinha o que aconteceu ? Isso mesmo tudo voltou ao normal (acharam que isso e RUwindows e deu erro né ?).

Entre em seu terminal e digite EXATAMENTE o comando que ele pede. Ou seja com o root digite apenas isso: /etc/init.d/vboxdrv setup




Espero que tenham gostado da dica. 

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eduardo e Mônica - O Filme

Muito......mas muito bom esse clipe. Quando sair o filme com TODA certeza vou ver.



Abração a todos.
Rodrigo Griffo