domingo, 31 de outubro de 2010

Revista Espírito Livre - Ed 19


Revista Espírito Livre - Ed. #019 - Outubro 2010

                 

Chegamos a mais uma edição da Revista Espírito Livre, repleta de novidades, graças a uma equipe empenhada em contribuir com materiais e experiências. Esta edição tem em sua capa um símbolo que apresenta diversos significados, mas todos estes, de alguma forma, querem dizer basicamente a mesma coisa: liberdade, uma bandeira, inclusive defendida por este editorial. O Ubuntu foi chegando, chegando e hoje é reconhecido como a distribuição GNU/Linux mais popular entre os usuários do sistema do pinguim. E não é por menos: o público que de certa forma utiliza o Ubuntu são usuários órfãos do Windows, leigos e iniciantes em GNU/Linux num geral ou ainda aqueles que buscam facilidades e praticidade no uso do sistema. Estes últimos, em especial, querem simplesmente que o sistema funcione, e se encaixam aqui, empresas, profissionais liberais, desktops corporativos, escolas, e vários outros nichos. Sabe-se porém que, as principais tarefas que hoje são feitas em um sistema que roda Ubuntu, também podem ser feitas em sistemas como Fedora, OpenSuSE, Mandriva entre outros. Então, o que torna o Ubuntu diferente dos demais?! São seus usuários? Seria o seu criador, então? Muitos entretanto temem o crescimento desta distribuição, que na visão de certos usuários, “nasceu para engolir outras distribuições”. Estranhamente, outras tantas distribuições “nascem” justamente derivadas do Ubuntu e com público fiel e cativo, como é o caso do Linux Mint. Esta edição apresenta matérias que não tem o propósito de qualificar uma e desqualificar outra distribuição. O que se percebe é que a comunidade Ubuntu é forte, sólida, animada, participante do processo de desenvolvimento, acolhedora e está a todo vapor! Buscamos então, entrevistar aquele que, de certa forma, tornou o Ubuntu uma realização possível: Mark Shuttleworth.
Esta edição ainda traz muito mais: Bruno Rocha continua falando sobre Web2py, enquanto Otávio Santana fala sobre Java EE6. Carlos Eduardo conta sua experiência ao completar um ano de capas produzidas por ele para a Revista Espírito Livre. Roney Médice trata um assunto polêmico nos dias de hoje: a questão do anonimato na internet à luz da lei. Walter Capanema comenta sobre o Google Street View, recurso amado por uns e odiado por outros. Benjamim Góis fala de seu projeto de telecomunicações, o Jubarte. Enéias Ramos também fala de seu projeto, o X-Money. Em meio a tantas matérias legais ainda arrumamos tempo para entrevistar Marc Laporte, criador do Tiki Wiki, uma ferramenta Wiki bastante peculiar e que se encontra em amplo desenvolvimento. Ainda temos matérias sobre Android, MAEMO, LibreOffice e muito mais.
Além destes já citados, vários outros, igualmente competentes, contribuiram na produção de material para a edição e a estes também fica o meu agradecimento. Sem a participação de uma equipe comprometida e profissional, a construção de uma publicação como a Revista Espírito Livre simplesmente não acontece.
Tivemos vários sorteios e o nome dos contemplados podem ser conferidos na seção PROMOÇÕES. Novas promoções estão em aberto e se você ainda não ganhou, corra! Quem sabe o próximo ganhador pode ser você. Aproveitamos para reafirmar que várias promoções para os leitores acontecem em nosso site oficial e em nossas redes sociais. Então fiquem atentos! O que não saiu na revista, certamente estará em um destes meios.
Um grande abraço a todos nossos leitores e colaboradores. Espero encontrá-los na Latinoware 2010, que acontece em Foz do Iguaçu/PR, onde estamos planejando nos encontrar para um bate-papo legal entre os que ajudam sendo leitores e os que ajudam sendo colaboradores. Sem estas, a revista não teria chegado onde chegou! Até lá!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Instalação do Debian

Hoje vamos trabalhar com a instalação do Debian. O Debian é sem dúvida alguma umas das distros mais respeitadas e muito utilizada para ambientes de servidores.... vou mostrar como é feita a instalação em um ambiente desktop.

Após o download que pode ser neste link para 32 e 64 bits vamos abrir o VirtualBOX (estou com ele no Ubuntu ou seja em modo gráfico).

Após configurar a máquina virtual corretamente (você pode ver um exemplo neste link)
Nesta tela clique em "Install"

Agora você verá esta tela. Aqui você vai selecionar a linguagem do seu sistema (quem gosta de sofrer usa outra Polish :-) ) e aperta ENTER.


Seleciona o layout do seu teclado. No meu caso foi ABNT2


Aqui você terá que informar o nome do seu equipamento. Coloque um nome simples nada de firula afinal isso é um desktop não um carro alegórico.


Aqui o seu sistema está procurando um servidor NTP. Caso você esteja conectado a internet eu recomendo retirar a conexão pois caso contrário ele irá buscar todas as atualizações...agora se você tem um link alto...beleza fica a vontade.


Você terá que configurar o seu GMT, aqui no Espírito S anto nossa referência é São Paulo.


Agora vamos trabalhar com o particionamento....como estou trabalhando com uma máquina virtual e não estou em um ambiente de servidor vou usar a maneira mais simples, vou selecionar " Assistido - Usar disco inteiro".


Neste momento a instalação está mostrando o HD que vai ser utilizado (caso você tenha mais de um HD tome cuidado neste momento)


Agora você pode usar a instalação de várias maneiras...eu sempre gostei de separa o /home....pois desta forma você pode formatar posteriormente sua máquina e não perder seus documentos...porém no meu exemplo usei a opção "usar uma única partição"



Agora que o instalador já determinou as partições clique em "Finalizar o particionamento e gravar mudanças no disco"


Para evitar erros e muita dor de cabeça o instalador pergunta se você quer realmente fazer isso clique em "sim"


O pau ta quebrando...ele já está instalando o sistema básico


Neste momento você será perguntado qual será a senha do root. Digite a sua senha e depois confirme a senha.


Informe o seu usuário, lembre-se que este será um usuário comum ou seja sem direitos administrativos no Debian.


Informe a sua senha






Agora você pode informar um espelho de rede....a não ser que a sua conexão seja "porreta" clique em "não"


Agora vem uma parte importante....você deverá informar para qual uso o debian vai ter. No nosso caso vamos marcar "Ambiente Desktop"


Agora o instalador está instalando os pacotes para o Ambiente Desktop. Apenas uns 563 pacotes...a instalação vai terminar. 


Agora você será perguntado se você quer gravar as informações no GRUB. Não quer ter dor de cabeça ? clica em "Sim"





A instalação terminou....o cdrom será ejetado. Clique em "Continuar"




Pronto, seu sistema está instalado...eu em particular não uso o Debian, porém não posso negar que o sistema é uma distro de ótima estabilidade e segurança...basta olhar a estrutura de desenvolvimento dele.

Espero que gostem da dica

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Máquinas Virtuais - Virtual BOX

Comecei a trabalhar com virtualização à pouco tempo e tive a oportunidade de usar o VmWare e o VirtualBOX. VmWare, ferramenta mais que respeitada e sem dúvida alguma muito, mas muito poderosa....agora o VirtualBOX está me deixando muito satisfeito com a sua facilidade  de instalação e manutenção. Hoje vou mostra pra vocês como que instalaremos o virtual box no CentOS.....hoje é só a instalação....em breve iremos fazer uma instalação de sistemas via linha de comando.....neste post eu mostrei como instalar máquinas pelo modo gráfico.

A primeira coisa que faremos é realizar o download do VirtualBOX

Beleza...agora que já fez o download e só instalar o bixim, no meu caso eu sempre realizo downloads dentro de um diretório que eu tenho chamado downloads, mas aqui não vem ao caso hehehehe.

Dentro do terminal digite:

Para 32bits
rpm -ivh VirtualBox-3.2-3.2.10_66523_rhel5-1.i386.rpm 
Para 64bits
rpm -ivh VirtualBox-3.2-3.2.10_66523_rhel5-1.x86_64.rpm

Pronto...depois de uns minutitos.... ta instalado o seu virtual box.Em breve mostro como criar uma máquina virtual por linha de comando

Espero que gostem da dica

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bloqueio de sites por IPTABLES

Francamente essa eu não sabia. Acredito que sou um leitor conpulsivo, estou sempre lendo um livro, revista ou artigo voltado para a àrea de informática e para ser mais exato para a área e redes e linux. Lendo um livro para iptables descobri que podemos fazer bloqueios de sites por palavras.... ta certo eu sei que o squid faz isso e de uma forma muito eficaz....mas e se o seu server  estiver apenas compartilhando internet ? ou seja se você apenas ativou o forward de kernel ? Agora que o bixo começa a ficar interessante né ? Então...vamos colocar um exemplo....tua rede tem um link de 600k, ou seja nada de absurdo...mas você percebe que tem uns espertinhos que estão vendo vídeos no youtube, colocar um squid só pra isso é de fato um trabalho que você não quer então mostro pra você a solução simples e eficaz. 

Dentro do seu terminal (de preferencia dentro do seu scriptde firewall) digite:

iptables -A INPUT -m string --string "youtube" -j DROP

Reinicie seu script e pronto ...você bloqueou o site. Claro que criar várias regras para bloqueios vai fazer do seu firewall lento e cheio de gargalos, quer bloquear sites e criar várias regras...então vamos de squid....essa foi só uma simples dica para bloquear uma meia dúzia de sites...só isso.

Espero que gostem da dica.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sábado, 23 de outubro de 2010

BrOffice 3.x - Apostilas

Não é de hoje que estou trabalhando com o BrOffice, não posso negar que para usuários que vieram do MS-Office a dificuldade é notável, também falar que é impossível usar o BrOffice é sem dúvida alguma uma grande mentira. Sempre que eu vou mudar de software seja por motivos financeiros ou por curiosidade procuro na internet material para que eu possa estudar, e olhando para este lado fui arrumar material para que eu pudesse ter um melhor conhecimento no BrOffice que achei este EXCELENTE material. O METRÔ de SÃO PAULO tem um ótimo material e, estou aqui colocando os links para que todos possam utilizar esta poderosa ferramenta. 


E por último coloco um link em especial para um aluno e grande amigo meu Leandro da LÊ Atelier


Espero que gostem

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A história do Linux

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Monitorando seu site: Woopra na cabeça !!!!

Qualquer pessoa que tem um site ou um blog tem a curiosidade de saber qual assunto chama mais atenção em seus posts. Saber gerenciar ou ter como analisar o conteúdo do seu site/blog é sem dúvida uma coisa muito importante. Existem hoje no mercado várias ferramentas que fazem este trabalho, eu em particular gosto do WOOPRA, uma ferramenta multiplataforma que pode ser instalado com simples passos no seu sistema operacional. O pré requisito é o mesmo para as plataformas Windows e Linux, estou falando do JAVA. Vou mostra pra vocês como é simples instalar o woopra no linux pois o arquivo serve tanto para Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse,Mandriva....e assim vai.

O primeiro passo e fazer o download do java e instalar em seu sistema (aqui os passos vai depender da sua distro). O Segundo passo será executar o download do woopra.

Fez os downloads ? Instalou o java ? Ótimo...vamos instalar o woopra então...epa, já estava esquecendo, meu desktop e Ubuntu (que no momento está na versão 10.10), mas como falei antes isso nao importa visto que o procedimento será o mesmo para qualquer distro.

Entre em seu terminal e entre no diretório onde você executou o download.

No meu caso o caminho é:

cd /home/rodrigogriffo/Download

Coloque o arquivo como executável com o seguinte comando:

chmod +x woopra_unix_1.4.sh

Agora como o arquivo já modificado para executável vamos instalar o woopra em nosso sistema:
./woopra_unix_1.4.sh

Já a algum tempo que instalar programas no linux não e mistério pra ninguém, e o woopra não vai fugir à regra. Feito este procedimento vai aparecer pra você a seguinte tela:

Agora ta a velha tela.....avançar...
avançar e pronto ja instalado.

Clica em "Next"


Clica em "Next"

Clica em "Finish"


Agora será apresentado à você a tela do woopra....so colocar seu login e senha e pronto...você terá as informações do seu site/blog



Espero que tenham gostado da dica.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Adcionando Temas ao Ubuntu 10.10

Uma coisa que sempre me deixou de certa forma irritado era a aparência do meu querido Ubuntu. Pesquisando por ai achei alguns temas para instalar de forma muito fácil. 

Abra o seu terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:bisigi
 
sudo apt-get update
 
sudo apt-get install bisigi-themes
 
Espero que gostem da dica
Rodrigo Griffo 
Gestor de T.I

sábado, 16 de outubro de 2010

Instale o GIMP 2.6.11 via PPA

Eu não sou e nem pretendo ser um artista no GIMP, mas não posso negar que o software é sem dúvida uma ótima opção para quem gosta de fazer arte na telinha. 
A versão 2.6.11 do editor gráfico mais usado no mndo Linux, o GIMP, está no ar desde o começo do mês.

Vamos instalá-lo via PPA:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp

Espero que gostem

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O nome do Ubuntu 11.04: Natty Narwhal!

Depois de muitas especulações, que colocavam o nome “Neverending Nightmare” (pesadelo interminável, em tradução livre) como o próximo apelido carinhoso para o Ubuntu 11.04, eis que a resposta surge de fonte confiável.
De acordo com o anúncio de Mark Shuttleworth (o líder por trás do Ubuntu), o codinome dado à próxima atualização do sistema operacional se chama Natty Narwhal, um mascote de peso para chegar com tudo como versão pós Maverick Meerkat.
Natty Narwhal nada mais é do que uma baleia proveniente do Ártico (ameaçada de extinção) que pode ser reconhecida por seu chifre em formato helicoidal no topo da cabeça. De acordo com Shuttleworth, este é o mais próximo que podemos chegar de um unicórnio.
Esta é a Natty!
O nome foi selecionado para lembrar a todos que “temos apenas uma nave para acolher toda a humanindade”. Com isso, as distribuições Linux chegam até a letra “N” com referências a nomes de animais e adjetivos que mostrem a chegada de uma nova distribuição para “computadores livres”.
Apenas as duas primeiras distribuições não seguiam este padrão, a Warty Warthog (4.10) e a Hoary Hedgehog (5.04). Entretanto, depois delas, todas estão em ordem alfabética, inciando pela Breezy Badger (5.10) até a mais atual, a Lucid Lynx, (10.04).
Caso você tenha curiosidade sobre os codinomes batizados para cada uma das distribuições, é possível encontrar aqui uma página que traz todos os nomes das distribuições e curiosidades a respeito de cada uma delas.
Você pode acessar também o próprio site do Ubuntu (em inglês) e conferir todas as distribuições, nomes e a quais animais cada uma representa.
 Fonte

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Twitter

Eu uso Twitter a pouco tempo e percebo que além de ser usado para fins de pessoais, muitos inclusive eu, utilizo para publicar meus posts do blog. Como qualquer ser humano eu vou aprendendo a utilizar a ferramenta aos poucos e navegando por ai (leia-se goooooglando) eu achei o TweetDeck, para muitos uma ferramenta antiga, mas em meu caso uma ótima ferramenta para quem gosta de publicar as coisas e não perder muito tempo.Esta ferramenta e multiplataforma, podendo ser instalado no Windows, Mac e Linux (advinha onde esta o meu :-) )

O TweetDeck é uma simples e muito funcional ferramenta que necessita do AdobeAIR para trabalhar....... pois então fica ai a dica




Para instalar basta clicar e seguir os passos....muito simples :-)

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A vida não termina no shell

Ta certo..... eu gosto do terminal ...mas imagina se a vida fosse só com terminal (até seria interessante). Mas olha a diferença entre o AERO e o Linux.....detalhe o vídeo não mostra nem a metade do poder do Beryl.



Espero que gostem

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Som bom




Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Atualizando o seu Ubuntu para 10.10

Pois bem...eu sabia que isso aconteceria. Não consegui segurar e atualizei meu Ubuntu (ta em beta). Sempre que a Canonical anuncia um novo sistema eu atualizo antes da data de lançamento, ta certo em geral depois eu formato o notebook (um dell inspiron 1545 que é minha maquina/cobaia). Estou neste exato momento (09:44) realizando a atualização do meu sistema Ubuntu, estou saindo do 10.04 para o 10.10. Vocês querem fazer isso também ?

Entre em seu terminal que está localizado em: Aplicativos --> Acessórios --> Terminal
Ao aparecer o seu terminal digite

sudo update-manager -d

vai aparecer a tela para a atualização do novo sistema.



Bom download

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I