segunda-feira, 28 de junho de 2010

Montar ou Não Montar....eis a questão.

Sempre tive a curiosidade de saber como poderia montar ou desmontar um dispositivo no linux.....tá certo que eu já faço isso à algum tempo, mas vamos explicar como que funciona isso no linux.

Vou explicar pra vocês a instalação de um pendrive e um cartão de memória. 

A primeira coisa que temos que fazer e executar este comando no terminal.
fdisk -l, desta forma vamos saber quais dispositivos que o seu linux encontrou (não se esqueça...encontrar, não significa ativo).

Agora que você já sabe qual é o seu dispositivo (vamos supor sda1 e sdb1), vamos ao segundo passo.

Crie um diretório 
mkdir /pendrive
mkdir /cartaosd

Agora que você já tem os diretórios criados vamos montar.

mount /dev/sda1 /pendrive
mount /dev/sdb1 /cartaosd

Entre no seu pendrive ou cartao 
cd /pendrive
cd /cartaosd

Já está tudo funcionando....agora vamos desmontar.
umount /pendrive
umount /cartaosd

Espero que tenham gostado

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Revista Espírito Livre nº14


O aniversário da Revista Espírito Livre passou e conseguimos nos consolidar como uma publicação mensal de qualidade, respeito e querida pelos nossos leitores. A cada mês chegam mais e mais comentários nos incentivando a continuar, nos dando um feedback positivo em relação as matérias veiculadas nas edições, pedindo que por favor, diminuamos o número de páginas pois não está dando tempo de acompanhar tanta coisa. Considero este pedido em especial um elogio pois não é nada fácil manter uma publicação mensal, e se ela apresenta o leitor uma quantidade tão grande e rica de material que o mesmo não dá conta de acompanhar, sinal que estamos no caminho certo. Recomendamos porém que estes que não dão conta de ler tudo, que tenham calma, pois a edição não precisa ser devorada em um mês, recorra a ela sempre que necessário. Tivemos algumas baixas em nosso time, mas também ganhamos vários novos colaboradores. Nossa equipe vai se renovando e se fortalecendo a cada dia, prova de nosso amadurecimento e empenho diário em entregar aos leitores uma publicação de qualidade e gratuita.
A edição deste mês de maio traz em sua capa o tema amplamente difundido, confundido e polêmico: P2P. Salvação para muitos e tormento para outros, o P2P mostra que chegou para ficar, sendo usada de diversas formas, não somente para troca de arquivos entre pares, ou ainda confundida com uma tecnologia a serviço do crime. Nas próximas páginas o leitor se deparará com relatos, entrevistas e matérias que demonstram que o P2P pode ser usado como um aliado às tecnologias hoje existentes. Josh Bernard, que é um de nossos entrevistados da edição, utilizará BitTorrent para promover e distribuir sua próxima produção, uma série de TV chamada Pionner One. Também conversamos com Andrew Resch, desenvolvedor do Deluge, um software para compartilhamento de arquivos em BitTorrent. Walter Capanema comenta exatamente sobre o BitTorrent ser uma ferramenta para compartilhamento ou para pirataria, uma discussão que vai longe… Jomar Silva inclusive diz que combater as redes P2P para impedir o compartilhamento é matar o mensageiro e não a mensagem. Alexandre Oliva também diz que o compartilhamento de obras culturais é natural do ser humano e que embora muitos tenham recorrido a modelos cliente/servidor, como é caso do BitTorrent, para ganhar acesso a obras através de bibliotecas, as práticas de empréstimo, doação, escambo e venda de obras diretamente entre pares é ainda mais antiga que a escrita.

Clique aqui para baixar


Espero que Gostem
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Liberdade Interativa

Esse evento é organizado pela comunidade Tux-ES, com o  propósito de manter a interatividade entre a comunidade de Software Livre do Espírito Santo. A idéia é que o evento seja uma oportunidade em que todos poderão trocar idéias, compartilhar conhecimentos e, por que não, fazer um Networking. Baseado nos eventos “Day”, o Liberdade Interativa tem a proposta inicial de acontecer sempre em um sábado, a cada dois meses. A primeira versão do evento acontecerá no sábado próximo, 12 de junho de 2010, abaixo segue mais detalhes do evento:

Data: Sábado, 12 de Junho de 2010
Horário: 09:00 – 11:00
Palestras

Nome: Francisco Souza (http://www.franciscosouza.com.br/)
Título: Quem é Python e por que eu deveria me importar?
Descrição: Palestra introdutória sobre a linguagem de programação Python, visando apresentar o quão simples a linguagem é e por que deveríamos levar em consideração adotar a linguagem.

Nome: Alê Borba
Título: Utilizando Linux em Desktops (foco Ubuntu)
Descrição: Apresentar o Ubuntu como desktop para usuários leigos. Apresentar ferramentas de uso cotidiano como Firefox, BrOffice, Thunderbird, e o quão fácil é fazer a migração para um desktop Linux.
Local: FAESA – Campus I, Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES. Na Sala 9 do Bloco IV (Prédio dos cursos de Ciências e Sistemas)

A entrada é gratuita e sem inscrição. Basta aparecer ao local.