segunda-feira, 24 de maio de 2010

Novo Fedora no forno.

A primeira vez que eu utilizei o fedora foi a versão 9 e posso assegurar...... eu não gostei. Depois de anos voltei a usar o fedora e gostei do que eu vi....confesso que apanhei um bocado para faze-lo ficar "utilizável", agora amanhã será lançado com louvor e atrasos (pra variar né :-o ), a versão 13, o Fedora Goddard. Eu realmente estou ansioso para ver o resultado. Vou colocar aqui pra vocês o que está descrito no site oficial do Fedora. 


Sete razões para atualizar para o Fedora 13


O Fedora 13 está pronto para ser lançado. Chamado de “Goddard”, o novo release vem com muitas atualização em relação ao Fedora 12 e algumas características novas que realmente vão estimular os usuários GNU/Linux a utiliza-lo.
O foco do Fedora é um pouco diferente do Ubuntu, openSUSE e de algumas outras distribuições GNU/Linux. O projeto é focado em enfatizar a liberdade do software e ser o primeiro em novas funcionalidades. Com isso o Fedora não se torna a distribuição mais “clean” e sim uma das mais inovadoras, tonando assim uma distribuição muito atraente. Se você estiver no Fedora 12, temos sete razões pelas quais você deve estar pensando em atualizar para o Fedora 13 agora ou quando for lançado oficialmente no final deste mês.
Melhorias e inovações
Os usuários Fedora normalmente não gostam de ficar para atrás. Um dos lemas do projeto Fedora é o “inovação”, e isso significa que (em parte) ser rápido para disponibilizar as versões  mais recente dos softwares nas mãos dos usuários em cada lançamento.
A última versão do Fedora vem com o KDE 4.4 e GNOME 2,30 desktops, Firefox 3.6.3, OpenOffice.org 3.2, o kernel Linux 2.6.33, e centenas de outras atualizações de pacotes. Cada uma dessas atualizações upstream traz melhorias que você não vai querer perder.

Melhorias no NetworkManager
Umas das atualizações do Fedora 13 que tem recebido bastante contribuição da comunidade é o NetworkManager. A versão 0.8.1 do NetworkManager, que não está oficialmente lançada ainda, vem com várias atualizações para melhoria de utilização de rede mobile, melhorias de suporte IPv6, e muito mais.

Driver experimental Nouveau para Nvidia
Por muito tempo, os usuários GNU/Linux com placas de vídeo Nvidia tiveram de optar drivers proprietários para as suas placas, ou lidar com o mínimo de recursos do driver de código aberto. Mesmo se você não tiver um problema filosófico com software não-livre, existem muitas razões práticas para preferir um driver open source. Os drivers proprietários da Nvidia podem estar fora de sincronia com as versões mais recentes do kernel.
O driver Nouveau foi trabalhado por um certo tempo para fornecer um substituto completo para os drivers proprietários. Depois de muito trabalho, o driver Nouveau está começando a suportar 3D. É ainda experimental, mas os usuários podem obter o pacote mesa-dri-drivers-experimental para o F13 e começar a usa-lo.
De acordo com Adam Williamson, que funciona razoavelmente em uma placa Nvidia 9400 GT. Mais do que o esperado, na verdade – o suficiente para jogar Quake 3.

Instalação automática do driver de impressora
Ao conectar uma impressora USB ou ligar uma impressora de rede, o Fedora 13 deve procurar automaticamente os pacotes/drivers que você precisa, e oferece para instalá-los. A idéia é que ao ligar uma impressora deve “simplesmente funcionar”, com um mínimo de trabalho.

Sugar
O Fedora é um projeto que está muito preocupado com a educação. Uma das características do Fedora 13, que é de interesse para a comunidade educativa é o Sugar Learning Environment. Se você não está familiarizado com o Sugar, é o ambiente de trabalho que foi desenvolvido pela One Laptop Per Child (OLPC) computadores XO, e também está sendo desenvolvido para outros sistemas. Ele inclui uma interface de usuário especialmente adaptadas para crianças, bem como uma plataforma para actividades de aprendizagem que podem ser usados na educação.

Usando o sistema de rollback com btrfs
Outra característica experimental no Fedora 13, que vale a pena olhar, é o “rollback”  do sistema com o btrfs.
O que há de tão especial sobre btrfs? Ele permite realizar “snapshots” do sistema de arquivos, que podem ser utilizados para a recuperação do sistema.
Novamente, isso é uma característica experimental. Para habilitar o recurso, você tem que quer migrar seu sistema de arquivos de Ext3/Ext4 para btrfs ou passar para o instalador o parâmetro de inicialização (btrfs), senão o brtf não irá aparecer como opção durante a instalação.

Python debugging e instalações paralelas
Fedora 13 tem duas características muito interessante para os entusiastas de Python.
O primeiro é uma instalação paralela do Python 3, mas muitas das ferramentas utilizadas no Fedora dependem do Python 2. Com esse recurso, permite que os desenvolvedores trabalhem com o Python 3 sem perder as funcionalidades do Python 2.
O Fedora 13 também possui extensões para o depurador gdb, para que ele possa ser usado para depurar bibliotecas Python e scripts para mostrar a utilização do  Python interativamente.
Isso foi um ctrl+c - ctrl +v do site oficial :)
Espero que gostem 
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

domingo, 23 de maio de 2010

Como montar seu pc com Softwares Open - Free

A um bom tempo atrás um cliente me perguntou se é possível fazer um computador de casa usar apenas software livre e/ou free (temos que tomar cuidado FREE não é GRÁTIS), disse a ele que sim é possível fazer isso sem problemas, desde que tenha um pouco de paciência em se adaptar. Depois deste tempo tive a mesma pergunta por parte de um aluno, então hoje vou mostrar pra vocês como fazer este "milagroso" trabalho. 

Tendo como base o Windows (XP, Vista e Seven) que veio junto com o notebook ou computador que você comprou vou mostrar-lhes como é fácil usar material de ótima qualidade a um custo ZERO ou muito próximo disto. 

Vamos pensar um computador que será utilizado por um usuário que vai fazer: 

Trabalhos Escolares;
Planilhas Eletrônicas;
Conversar;
Editar Fotos;
Mandar e Receber e-mails;
Escutar Músicas;
Criação de Cartões.
Anti-Vírus
Firewall
Anti-Trojan

Este perfil atende a pelo menos 85% das pessoas que hoje possuem um computador/notebook em casa.

Vamos começar com a Suíte para escritório BrOffice que hoje está em sua versão 3.2. Com está ótima suíte você poderá realizar todas as tarefas para os trabalhos escolares e planilhas eletrônicas, não poderia deixar de elogiar este programa, hoje utilizo em meu notebook (porém no linux) e ele não me deixa na mão em momento algum.
Para ter um mensageiro diferente do Windows Live Messenger (que além de pesado vive dando erro) temos o Emesene que não deixa à desejar em nada (lembram da época que o messenger era pra conversar, mandar documentos e ter uma webcan ?), tendo suporte a webcan e envio de documentos.
Editar fotos mesmo que seja um amador dá um prazer enorme, ter a capacidade de tirar os olhos vermelhos das fotos sem ter que pagar.....você se sente " o " artista. Temos vários programas que são utilizados para esta finalidade e sem dúvida vários programas se destacam, dentre eles vou mostrar um grande conhecido nosso do mundo pinguins o GIMP, um software que sem dúvida tem grandes recursos. Outro programa que trabalha com imagens porém com menos recursos é o PICASA do nosso "amigo" GOOGLE.

Trabalhar com mensagens eletrônicas ou como conhecemos "emails" temos o conhecido THUNDERBIRD que trabalha com uma organização de várias contas recursos que até hoje o Microsoft Outlook não tem. Adicionando o SUNBIRD você terá um ótimo calendário/agenda integrado ao seu cliente de email.

Eu gosto.....você também gosto. Escutar música sem dúvida é um companheiro de trabalho, gosto de usar o VLC que além de músicas, também é possível ver filmes.

Fazer cartões de visita, folders e cartazes sempre foi uma tarefa normal em uma gráfica, este hábito foi transferido para dentro de casa, fazer isto com softwares proprietários é de certa forma mais "usual", mas este não e nosso objetivo. O INKSCAPE dá conta do recado com grande competência.

Navegar na internet e não utilizar softwares para a sua segurança é o mesmo (ou até pior) que deixar a sua casa aberta e deixar as portas e janelas abertas.
Olhando este lado vou mostrar pra vocês o que eu considero com uma "trinca" ideal em software livre-open e/ou free

O primeiro programa que devemos ter é um anti-vírus e nesta categoria eu aconselho o Avast Free.

Já com um anti-vírus sendo executado em seu computador temos que olhar a segurança de seu desktop, hoje navegar na internet é uma prática normal e corriqueira. Trabalhar com um firewall é sem dúvida uma questão de boa prática, é uma pena que nem todos utilizem este software. Gosto muito do Sygate  Personal Firewall, deixo a dica pra todos

Neste último programa vamos falar de uma praga de internet que a cada dia mais se propaga, o trojan, gosto e utilizo o Spyware Terminator, que fica residente na memória, trabalhando muito bem.


Hoje apresentei à vocês algumas ferramentas para ter um desktop muito útil com softwares livre e/ou free

Espero que gostem
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

terça-feira, 18 de maio de 2010

Novo CentOS

Bom dia a todos.

Trabalho com alguns servers que rodam CentOS e sempre deixo os "meninos" atualizado. Bom acredito que isso é o básico para uma administração correta já que as atualizações do CentOS como as maiorias dos linux são correções de falhas e melhorias. 
Para atualizar o CentOS não precisa de nenhum milagra da engenharia, basta executar este comando no seu terminal.

yum update -y

Em média será necessário uns 400mb de atualização.

Segue algumas melhorias da nova versão:
  • Inclusão do freeradius2 (serviço de autenticação), gPXE (com suporte para arquitecturas x86_64, gsl, postgresql84, o descodificador python-dmidecode, samaba3.3.8, tunctl, etc
  • Actualização do binutils, OpenSSH, tcpdum, compilador GCC, biblioteca Glibc, da suite OpenOffice para 2.1.1
Quer baixar a nova distro ?

Para processadores i386

Para processadores x64


Os meus já estão atualizados, atualizem duas distros e/ou baixem as .iso (eu recomendo o DVD)

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sábado, 15 de maio de 2010

Hotel Califórnia

Seguindo o dia do recreio segue uma música que faz a cabeça de várias pessoas.




Espero que gostem.
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criando um LiveCD PORRETA DE BOM - RemasterSys

Imagine poder mostrar a sua distribuição Ubuntu para todos....melhor imagine agora poder instalar esta SUA distribuição nos computadores e notebook dos amigos, bom né ? Vamos fazer isso ? vamo que vamo :-)

A primeira coisa que devemos fazer é instalar o programa responsável por este milagre do software livre. Gostaria de falar que isto não é pirataria afinal você está divulgando o software livre um dos pilares do projeto.

A primeira coisa que vamos fazer e baixar o pacote do remastersys.



Agora instale o pacote que no meu caso foi feito o download na pasta Donwload, como já comentei antes, instalar programa no ubuntu é mais fácil que beber água. Instalou ? Beleza.

Agora vá em Sistema - Administração  - Remastersys Backup e será apresentado à você a seguinte tela. 

 Clique em ok. 


Neste momento você será perguntado o que deseja fazer, clique em Dist e depois clique em OK

A partir deste momento ele lhe informará que a partir de agora vai criar o seu LiveCD.



Neste processo o meu note leva aproximadamente 10min para realizar, esse tempo pode variar de acordo com a sua maquina.

Aqui ele esta reunindo as informações necessárias para a criação do liveCD.


Seu liveCD está sendo criado. 

Depois do seu liveCD estar pronto, ele estará localizado em /home/remastersys



Agora você pode sair instalando o seu Ubuntu LiveCD PORRETA :-) nos computadores e notebooks de amigos e clientes. Eu tenho uma distro desta e uso sempre que necessário economizando em média umas 4 horas de downloads e serviço de quebra.

Espero que goste.
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Downloads Linux

 Saber onde baixar uma distro é sem dúvida o primeiro passo para o aprendizado. Hoje tive uma conversa com alguns ex-alunos e todos me perguntaram onde baixar estas "distros" que eu sempre falo com eles. Caso eu fosse colocar todas aqui eu ficaria horas digitando e não acabaria. Posto aqui pra vocês 5 distribuições.

Ubuntu

Kubuntu 10.04

Fedora

Mandriva

Debian


Caso queira mais downloads entre no site da Distrowatch, tem de tudo la.



Espero que gostem
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

terça-feira, 11 de maio de 2010

Fazendo backup dos pacotes do Ubuntu

Com os programas que já mostrei pra vocês na matéria anterior Tweak e Ailurus, neste momento vamos fazer um backup destes pacotes que foram feitos, os downloads para uma futura instalação fazer a recuperação destes pacotes economizando tempo e download.
A primeira coisa que devemos fazer e instalar o programa APTonCD, dentro do nosso terminal. Aplicativos - Acessórios - Terminal

sudo apt-get install aptoncd -y

Será solicitado a sua senha, forneça e em seguida irá acontecer o download e instalação do programa. 

Com o programa já instalado vamos agora em Sistema - Administração - APTonCD, neste momento será apresentado a seguinte tela. 


Clique em "Criar" em seguida você será apresentado a seguinte tela.


Neste momento o programa fez a varredura dos pacotes que estão em seu equipamento, clique em "gravar", neste momento será apresentado a seguinte tela.


Agora após a leitura dos pacotes você pode perceber que foi feita a "coleta" de aproximadamente 600mb de pacotes, então neste exemplo selecionei a opção de "cd", logo abaixo o programa está lhe avisando que vai guardar na sua pasta  que tem o seu nome que em meu exemplo é "rodrigogriffo". Em "nome para a imagem" coloque o nome que você deseja, aqui o nome foi bkp_deb_08-05-10, feito estes passos clique em "aplicar"

Agora o processo de criação pode demorar alguns minutos.


Sua ISO está criada e agora você é perguntado se deseja gravar o seu cd. No nosso exemplo aqui eu cliquei em não


Terminado o processo sua ISO está na pasta que você indicou, aqui foi em /home/rodrigogriffo.

Espero que tenham gostado.

Um abraço a todos.
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desligando o PC com hora marcada

Ter o poder de desligar seu computador com hora marcada tem várias vantagens. Imagine a seguinte situação, você precisa realizar um download e já esta tarde,  você percebeu que o seu download vai demorar em média de 2:10 para terminar....você olha para o relógio e vê que já se passou das 2 da madruga Vou mostrar pra vocês como realizar o desligamento do seu linux de forma correta e, não deixar a bateria do seu notebook acabar ou ficar gastando energia sem a necessidade (olha o meio ambiente galera :-) ). Então...... vamos agendar nosso linux para desligar ? vamo que vamo.

Abra o seu terminal -- Aplicativos - Acessórios - Terminal

Para desligar o computador em 2 horas



sudo shutdown -h 120


Para reiniciar o computador em 2 horas



sudo shutdown -r 120


Não quer esperar ? Então

 
sudo shutdown -h now

Espero que gostem.
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

domingo, 9 de maio de 2010

Dia do Recreio 09-05-10

Seguindo o Dia do Recreio posto pra vocês um outro vídeo.


 
 
Espero que gostem. 
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sábado, 8 de maio de 2010

Dia do Recreio 08-05-10

 Sábado e Domingo foi decretado como o Dia do Recreio. Sério....ate eu preciso de descansar.

Segue uma animação que ajuda e muito à entender como funciona uma rede.



Espero que gostem
Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Personalizando o seu Ubuntu

Já a algum tempo eu utilizo o Ubuntu (desde a versão 8.04) como meu desktop padrão. No começo eu confesso que senti muita falta das facilidades que o windows nos traz e não adianta torcer o nariz por que é verdade. Tinha que instalar tudo na mão via apt-get (java, flash e outros) e convenhamos, dava um bom trabalho, ficava uns 3 dias só pra arrumar o meu note. Para me ajuda utilizava um CCE como notebook e rapaz....a briga era grande, mas conseguia deixar tudo funcionando. Já na versão 8.10 fui apresentado ao "Ubuntu Perfeito", que galera não posso deixar de elogiar o serviço que ele me economiza. Hoje não utilizo mais ele mas recomendo aos iniciantes do Ubuntu por que com certeza é muito fácil de usar. Não pense vocês que hoje eu fico fazendo tudo na "unha" (no servers sim )eu utilizo 3 ferramentas que vou apresentar à vocês agora.

A primeira ferramenta vem no próprio Ubuntu 10.04, o Central de Programas do Ubuntu. Fazer instalação de qualquer ferramenta por ele eu garanto que é mais fácil do que no Windows.



Para usar basta ir em Aplicativos - Central de Programas do Ubuntu, na caixa de pesquisar coloque por exemplo VmWare e você será apresentado ao instalador 


Realmente instalar programas no Ubuntu é muito fácil.

O segundo programa que utilizo e o Ubuntu Tweak. Faça o download do pacote .deb e faça a instalação (de dois cliques no pacote e pronto)

Depois de instalado ele estará localizado em Aplicativos - Sistemas - Ubuntu Tweak.


Fazer instalação de programas com ele facilita e muito pois basta clicar no programa desejado (são mais de 100) e colocar para instalar. Outra função dele que eu gosto e utilizo e Limpeza de Pacotes, está função lhe ajuda a deixar seu Ubuntu sempre arrumado.

O terceiro programa que utilizo e o Ailurus. Ele basicamente tem a mesma função do Tweak só que traz alguns programas que nosso amigo não traz.



Utilizem sem medo estes 3 aplicativos, afinal o aprendizado começa quando você perde o medo e erra.

Espero que tenham gostado da dica.

Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Verificando Processos com o HTOP

Saber o que está ativo em seu computador (desktop ou servidor), é no mínimo correto por parte do usuário/administrador. A ferramenta utilizada para esta finalidade é o top que irá mostrar os processos do seu equipamento e caso esteja com algum processo travado basta manda um "kill" que ele vai pras cucuias. Agora ter um programa que monitora algumas coisas a mais que o top é sem dúvida muito melhor. Para este fim existe o htop que além de mostrar os processos que o top mostra, lhe traz informções sobre a quantidade de memória utilizada e a carga que o processador está no momento.

Gostou da idéia ? Então instale a ferramenta.....leve e muito prática.

Dentro do seu terminal digite

sudo apt-get install htop -y

Será solicitado a sua senha.


Depois disto vá em Aplicativos - Sistemas - Htop e veja o resultado.


Gostou da dica ? Então vote. Um abraço

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Instalando o Project e Visio no Ubuntu

Tenho vários clientes que utilizam o Microsoft Project e Visio. Este é com toda certeza um dos grandes problemas da adoção do linux nas empresas, pois vários profissionais utilizam estes softwares proprietários. Vou mostrar pra vocês como instalar os "ditu cujos" no nosso pinguin "véio" de guerra, deixando ele um "super-desktop", pronto para trabalhar em um projeto de migração das estações windows para linux. 

A primeira coisa que iremos realizar e a instalação do "Wine que está localizado em Aplicativos - Central de Programas do Ubuntu (não vou descrever a instalação do WIne pois não é o objetivo deste mini-tuto) 

Vá em Aplicativos - Wine - Desistalar Programs do Wine. 
Clique em "install" e localize o seu cd-rom ou executável. No meu caso aqui comecei pelo Visio 2003.

Coloque o seu serial e clique em "avançar"


O processo de instalação não é demorado, aguarde um pouco e a instalação estará concluída.

Pronto seu Visio está instalado e funcionando.


Agora vamos instalar o Project 2003. Faça os mesmos procedimentos anteriores. Ou seja va em Aplicativos - Wine - Desistalar programas do wine e localize o seu cd-rom ou executável.



Coloque o seu serial e clique em "avançar"


O processo de instalação não é demorado, aguarde um pouco e a instalação estará concluída.
 

Pronto seu Project está instalado e funcionando.

 
Não poderia deixar de falar que usar os aplicativos da Microsft no Linux é de certa forma "fora de mão" porém em alguns poucos casos os aplicativos do Tio Bil são necessários. 
Para abrir os 2 programas não levei mais que 3 segundos no linux e acredito que isso no windows não será possível...mas vamos tentar né.

  Esta última tela eu deixei os 2 programas aberto no meu ubuntu e funcionou corretamente. 

Gostou da dica ? Então vote.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Material de Estudos

Hoje recebi em meu email um link que gostei muito. Trata-se de 2 materiais disponibilizados pela gigante IBM.

1 - Protegendo o Desktop do Linux
2 - Protegendo o Servidor Linux

Sempre falei que estudar é a base de todo profissional, tratando-se de linux você nunca deixa de estudar. Conheço admin's linux com várias certificações e sempre que converso com eles, sempre fazem algum comentário sobre uma ferramenta que estão estudando naquele momento. 

Deixo aqui a minha dica de um ótimo material de estudo.


Espero que gostem. Não deixem de votar. 


Um abraço 


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A questão é PENSAR. Como vou ?

Tudo que aprendi até hoje é baseado em uma simples estrutura.

Oferta e Procura

Mas como assim ? Eu trabalho com Gestão de T.I, comecei fazendo manutenção de computadores (e faço até hoje) passei por redes e agora trabalho com servidores windows e linux. Trabalho com windows desde a sua versão 3.11 (isso vai é tempo viu), e a pouco mais de um ano comecei a trabalhar com linux. O que estou falando com vocês meus amigos é simples. De nada adianta você ser o "Mestre Yoda" no Windows se hoje as empresas estão à procura de profissionais que saibam mais de uma coisa. É claro que isso não significa que você vai ter que saber todas as linguagem de programação, todos os tipos de server's, tudo quanto e tipo de ferramenta. Mas hoje o ideal é ter um profissional que saiba um pouco de cada.....digo isso sem medo de errar. É claro que ter especialidade faz de você um profissional "alvo" dentro de uma organização. Ter certificações é hoje no mínimo fundamental.

Por agora é só. Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

terça-feira, 4 de maio de 2010

Gerenciador de dispositivos no Ubuntu, sim é possivel

Os utilizadores dos Linux, mais concretamente do Ubuntu certamente já se questionaram da não existência de uma aplicação gráfica, assim como o Windows, que permita visualizar os dispositivos da sua máquina.

O Gerenciador de Dispositivos, permite-nos verificar todos os componentes físicos que constituem a nossa máquina como por exemplo processador, gráficas, memória, discos, placas de rede, leitor de cartões SD, leitores de cartões RFID, etc etc.

Já conhecem o Gnome-Device-Manager?

O Gnone-Device Manager, é uma aplicação gráfica semelhante ao device manager do Windows e que verificar quais os dispositivos da nossa máquina e respectivas características.

Por omissão o gnome-device-manager não vem instalado no Ubuntu. Basicamente o gnome-device-manager é um frontend ou GUI para o serviço HAL (hardware abstraction layer). Este serviço foi desenvolvido pela RedHat mas é bastante utilizador pelo sistemas operativos Windows e MacOS. Para quem não sabe, o HAL é  o serviço que se encarregam de exibir mensagens quando novos dispositivos são ligados à máquina, entre outras funções. Ao ligar por exemplo uma PEN USB,  a presença de ficheiros faz com que o apareça uma mensagem com as opções de abrir directamente com um gestor de ficheiros fotos, com um determinado software, etc.
Como instalar o Gnome-device-manager
A instalação do gnome-device-manager é realizada com base num único comando. Para isso, basta abrirem uma janela do terminal e escrever o seguinte comando:


sudo apt-get install gnome-device-manager


Gostaram da dica ? Dê seu voto


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Restaurando o GRUB com LiveCD

Em algum momentos a recuperação do "gestor de inicialização" o GRUB do linux se faz necessária. Quer um exemplo ?

Algumas distribuições não fazem a "update" do grub, com isso impossibilitando em primeiro momento o dual boot ou até de "poli" boot's (essa é minha invenção kkk). Vamos ao um exemplo prático. Tente colocar em uma única máquina um Ubuntu e o Windows 7. Caso você faça da maneira correta (primeiro o windows e depois o linux) será apresentado a você as duas entradas do sistema, ou seja o Linux e o Windows 7. Beleza ta tudo GG "jóinha-jóinha". Agora você que gosta de fazer testes em sua maquina de produação (Guilherme não é você não blz kkkk) quer usar o Fedora por ex ou melhor.....o CentOS. O Abençoado não atualiza o grub (pessoal...não significa que está errado ou que o sistema não presta ok ). Em vários casos irá aparecer o Windows 7 e só. Mas cadê o nosso Ubuntu ? sumiu ? foi deletado ? abduzido ?!?!?!?. Calma aê pessoal ele está lá...só não aparece pra você neste momento.

E neste momento que temos que colocar a "mufa" pra esquentar e fazer esta correção com o nosso LiveCD (eu uso do ubuntu 10.04). Vamos la....de boot com o seu livecd de sua preferencia.

Obs. O exemplo aqui é utilizado o ubuntu, caso a sua distro for diferente adapte as suas necessidades.

Abra o seu terminal (Aplicativos-Acessórios-Terminal)
entre como root no terminal (sudo su)

digite
fdisk -l.
Neste momento localize onde seu Linux está instalado com o comando mount /dev/hdY /mnt (lembre-se que todos esses comando devem ser feitos como root)
Onde /dev/hdY é a partição onde o seu Linux está instalado.
Com a partição já montada, recupere o GRUB com o seguinte comando:
$ grub-install –root-directory=/mnt /dev/hdY
Novamente substituindo o /dev/hdY pela sua partição raiz.
Pronto! Basta reiniciar seu computador e correr para o abraço

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ghost no Windows Seven

Ter clientes com máquinas iguais é sem dúvida o sonho de todo técnico de manutenção....claro desde que ele saiba trabalhar né. Sempre que tínhamos está oportunidade de termos maquina idênticas usamos o Norton Ghost. Eu utilizo o ghost a vários anos e realmente continuarei a faze-lo, porém em maquinas que não esteja com o Windows 7 instalado. Falo isso pois em recente manutenção em uma escola que presto serviços as maquinas mesmo que idênticas não era possível realizar o "ghost" (versão 11,12,15 testadas), no windows 7 de forma correta. Sempre me dava um erro e com isso não podia dar seguimento ao boot do sistema. Isso me intrigou já que utilizo o Norton Ghost desde o famigerado e já instinto Windows 95 (que Deus o tenha). Refiz toda a minha instalação e fui "fuçar" o windows 7 para ver o que era isso.
O primeiro ponto que pude observar foi a mudança do local onde os arquivos de inicialização ficam.Antes tudo em uma única partição e agora o sistema utiliza o "Reservado do Sistema" de tamanho de 100mb para guardar estes arquivos "...aqui já se foi 60% do problema do xp da "abençoada" mensagem de falta de NTDLR........amém".
O segundo ponto foi quando fui ao painel de controle e vi uma mudança no layout do "bixin"....
Beleza agora vamos ao que interessa.

De 2 cliques na opção de backup. Depois disto no seu canto superior direito será mostrado 2 opções: Criar Imagem e Criar Disco de Recuperação
Entre em "Criar Imagem" e clique em avançar (neste momento será perguntado onde você quer gravar a imagem "rede,partição ou dvd". Escolha a opção que melhor lhe atender (no meu caso foi dvd). Será solicitado as mídias virgens para começar a gravação (com um sistema bem configurado foram 2 dvds). Logo após a criação da imagem será solicitado à você "Criar Disco de Recuperação" clique em avançar (com uma mídia virgem no seu gravador) e começará a gravação.

Terminado este processo você terá em suas mão uma imagem do seu sistema em uma (partição ou mídia).

Lembram do erro que falei que o sistema não iniciava ? Então com o "cd de recuperação" esse erro é corrigido.

Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
 Gestor de T.I

domingo, 2 de maio de 2010

Isso é ARTE !!!!!

Vi e fiquei parado..... não tem como negar que esta sim é uma habilidade de artista.


Um abraço a todos.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Personalisando o seu Firefox

Eu não sei explicar como um usuário pode ainda usar o Internet Explorer (ele tem falhas desde a sua versão 5), eu utilizo o firefox desde a sua versão 0.4 e nunca, eu disse nunca tive problema com ele. O firefox além de rápido e seguro, então nunca pensei em sair dele.
Mas utilizar o firefox somente não faz dele um super browser, mas adcionar algumas funcionalidades nele...ai sim o bixim fica GG "joinha, joinha".
A primeira dica que mostro pra vocês e o site Add-ons Firefox, existem duas ferramentas que gosto de usar. A primeira e o DownThemAll!, um ótimo gerenciador de downloads que não deixa nada a dever para os seus concorrentes. A segunda ferramenta que eu utilizo 1-Click YouTube Video Download, ótimo para baixar os vídeos do youtube.
A segunda dica é para deixar o seu firefox "bunitin" colocando uma roupa "xique" nele. Entre no site Personas Firefox. Neste site você apenas coloca uma roupa no seu firefox, lembrando que isso não vai deixar o seu browser lento. 


Espero que tenham gostado.


Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sábado, 1 de maio de 2010

Músicas e Clipes

Acredito que a grande maioria das pessoas que estão entre 25 a 33 anos escutaram um pouco de Legião Urbana. Eu não sou diferente....sabendo que eu gosto de Legião um amigo meu me enviou um link no youtube que eu realmente achei legal. Gostaria de compartilhar com vocês 2 músicas.

Eduardo e Monica



Faroeste Cabloco.




Tenho certeza que todo mundo em  uma hora que for escuta uma música....então to postando para descontrair.

Um abraço pra todos.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Trocando o OpenOffice pelo BrOffice no Ubuntu 10.04

Logo após instalar o Ubuntu 10.04 no computador ou notebook temos que fazer algumas alterações no sistema para deixá-lo "usável", eu gosto de utilizar o BrOffice por 2 motivos:
1 Não preciso atualizar os pacotes de idiomas do sistema;
2 - Sou BRAZUCA e gosto de usar nosso material;
Então mostro a vocês como trocar o openoffice pelo nosso querido BrOffice.

Vá em sistema --> Administração --> Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Na caixa de procura digite "broffice", clique com o botão direito na caixa de seleção e marque para instalar. Será solicitado a sua senha e logo após você será informado que será necessário baixar aproximandamente 11mb da internet, dependendo da sua conexão isso levará em média 5min. Feito isso....ta nu esquema...o BrOffice estará instalado em seu pc.

Espero que tenham gostado da dica

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I