sábado, 17 de outubro de 2009

Minha 2 aventura com Slack

Depois de uns 5 anos sem mexer com ele, hoje me aventurei em instalar o slack em meu note. A instalação e primorosa...sem dúvida nenhuma. A instalação é executada em modo texto mas com um pouco de leitura e o mínimo de conhecimento de hardware e facilmente instalado. Ago pós a instalação ele entra em modo texto solicitando login e senha do root. Depois de logado execute o comando "startx" que logo aparece nosso querido KDE (prefiro o gnome) mas tudo bem nem tudo e perfeito :-).

Logo logo posto mais coisas do slack 13.

abraço a todos

Rodrigo Griffo

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Virus x Linux

Todo santo dia tenho que responder a seguinte questão ".......por que o linux não pega vírus ?..." para responder a isso tenho que contar a voces um outro "causo".
Fui chamado para fazer uma visita a uma empresa que tinha feito o investimento de 35 mil reais em hardware e mesmo assim a rede estava mau configurada e com virus. Depois de olhar alguns detalhes na rede do cliente pude perceber a seguinte situação:
1 - Todas as maquinas estavam com o sistema operacional desatualizado e não licenciado (este é o principal motivo de não atualizar);
2 - Todas as maquinas com anti-virus pirata e desatualizado;
3 - O layout dos servidores estavam mau projetados;
4 - Não tinha um admin de rede presente;

Fiz a seguinte pergunta "......por que vocês nao utilizam software livre ?...." e eu recebi a resposta que o linux e uma porcaria e que eles não queriam ficar mudando por uma coisa que não funciona, neste momento eu juro, tive vontade de rir e um grande sentimento de pena deles.

Respondi com toda calma do mundo que o linux não e assim que se me fosse permitido eu mostraria o linux em meu notebook.
Após uma rápida olhada no sistema o cliente mudou de ideia e que estaria analisando a situação....

Realmente fiquei impressionado com ele diante de tanta falta de informação...mas o que isso tem a ver com o título do post ?

Simples se o parque dele fosse estruturado com softwares propietários legalizado o problema de virus, desatualização seria bem menor. Se fosse com linux bom ai sim ele não teria esse problema de virus por um motivo simples. O LINUX NÃO PEGA VIRUS !!!!!!!!!!!. Um virus para se executado o sistema tem que acima de tudo aceitar tal comando e o linux nao tem .exe e é essa a grande diferença e claro que tem varias outras mas sem duvida a mais simples de se entender e esta.


Espero ter ajudado.

Boa tarde.

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

Data Marcada

Como aconteceu no Ubuntu 9.04 Jaunty já foi lançado as datas de lançamento do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. As datas seguem a mesma cronologia de sempre ou seja todo lançamento da Canonical segue mes 04 e mes 10 sendo assim 10 (versao) .04 (mes). Fico feliz de ver a Canonical dando esse gás no linux. Sou usuário do linux tanto em ambiente desktop (larguei o windows como desktop pessoal) e em ambiente de servidores continuo usando windows (pois os softwares de ERP/CRM são base windows), mas é claro que sempre que possível eu instalo o servidor opensource.

Segue as datas do Ubuntu 10.04 Release schedule
December 3rd, 2009 – Alpha 1 release
January 7th, 2010 – Alpha 2 release
February 4th, 2010 – Alpha 3 release
March 4th, 2010 – Beta1 release
April 1st, 2010 – Beta2 release
April 15th, 2010 – Release Candidate
April 29th, 2010 – Final release of Ubuntu 10.04 LTS


Lembrando que esta versão será TLS ou seja terá um suporte mantido por mais tempo.

Um abraço a todos

Rodrigo Griffo
Gesto de T.I

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ubuntu Novo......download !!!!!!

Não teve como esperar....atualizei meu ubuntu para o Karmic Koala e advinhem.... não me arrependi. E claro que ainda está na versão de teste final mas, eu la queria saber disso. Criei uma distro da minha atual utilização do ubuntu com o remastersys e o pau quebrou durante umas 3 horas de atualização.

O que posso falar e que claro ele tem novidades e uma que eu ja gostei foi a inicialização do sistema que ficou muito ...mais muito bonita. A opção de instalação de softwares ficou melhor, mais organizado, e com varias opções que antes não era possível fazer pelo aplicativo padrão.
A aparencia padrão na minha opinião foi melhorada e foram adcionados novos temas (simples mas elegantes)
O openoffice teve a atualização para o 3.1, o firefox não teve atualização o pidgin (eu não uso ele..prefiro o amsn) não mexi com ele mas vou testar claro.

Por enquanto e só.

Um grande abraço a todos e boa semana

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I

sábado, 10 de outubro de 2009

Lançamento Ubuntu

Uso Ubuntu a quase 2 anos (comecei pelo 7.04) e não pude deixar de ver as melhorias que o sistema vem recebendo. É claro que algumas destas "melhorias" nem sempre agradam a todos, mas no geral sempre são bem vindas. A versão 9.04 veio com suporte nativo para conectividade 3g (vivo,claro,oi e outros) que sem dúvida alguma ajudou a todos e posso dizer com toda a certeza que e bem melhor que o suporte do windows. Trabalho com os dois sistemas operacionais ou seja tanto o windows quanto o linux e sempre procuro antes de formar alguma opinião fazer testes para que assim possa ter uma opinião formada.
Pois bem vamos ao que interessa......em um período de 6 meses a CANONICAL faz um novo lançamento sendo assim melhorando alguns bugs e atualizando as versões que acompanham o sistema. O novo Ubuntu 9.10 não fugir a regra ou seja tera sim atualizações.

Algumas das atualizações são:

Inicialização mais rápida (o que era bom ficou mellhor)
Novo visual (realmente o gnome precisa de uma "ajudinha")

Remoção do Ekiga
Aplicação VOIP, que assumiu uma quantidade considerável de espaço em disco nunca usei ele) :-)

Integração com o Wine
A instalação de aplicativos Wine/Windows vai ser ainda mais fácil no Karmic. Cerca de 50% dos usuários do Ubuntu acabam instalando o Wine (economizando conexão pra baixar) aleluia

Assistente de Migração
O Assistente foi reescrito em Python para permitir maior desenvolvimento e manutenção.

Novo Network Manager
Foi retirado todas as opções confusas e desnecessárias. Ficou ainda mais fácil mudar, encontrar e entrar em uma rede. Novo Aplet Design. (essa ajudou bem)

Integração de redes sociais
Vários programas já usam o notificador do Ubuntu, tais como: Empathy, Evolution, Gwibber e outros (e viva as redes sociais)

Computador Janitor (Mantenedor)
Este programa ganhou mais funcionalidade. Criando uma interface de usuário mais utilizável.

UbuntuOne
Serviço de armazenamento da Canonical, que usa computação nas nuvens (na frente da titia microsoft)

Wubi Migração
O Windows UBuntu Instalador ganhou nova funcionalidade. Irá ter uma ferramenta de “migração” que permitirá que uma instalação WUBI seja transferida para sua própria partição, assim ganhando mais performance.

Empathy vs Pidgin
O Empathy iria substituir o Pidgin por completo até a implantação de voz/vídeo no Pidgin…. Ainda não decidiram, qual será o mensageiro padrão (o pidgin ganhou a briga)

XSplash para boot
Parece muito provável que o XSplash será o boot-screen “gerente” para o Ubuntu Karmic.

Que venha a nova versão....acompanhe a contagem no site.

um abraço a todos

Rodrigo Griffo
Gestor de T.I